Podemos dizer que a Associação de Doces e Salgados Delícias da Estação de certa forma está inserida no contexto cultural e turístico da cidade de Ijaci/MG.
A Associação existe desde 2009 na cidade. Localizada no novo bairro Pedra Negra. Uma curiosidade sobre bairro é que grande parte da antiga Pedra Negra - como ainda é conhecida na cidade - possui uma grande fração inundada pela represa do Funil. Muita gente vai lembrar que precisávamos atravessar o rio Grande de balsa para chegar no antigo distrito. Por isso, o bairro Pedra Negra foi completamente repensado e realocado.
E os docinhos da Associação fazem parte dos produtos culturais do município, representando um pouco do patrimônio culinário da cidade somado à ligação com a história do bairro.
Há alguns anos, a Prefeitura Municipal cedeu à Associação o direito de usufruir de uma de suas áreas institucionais.
As áreas institucionais de loteamentos são aquelas destinadas à edificação de equipamentos comunitários, tais como praças, ginásio de esportes, áreas de lazer, escolas, postos de saúde, entre outros, conforme dispõe o art. 4º, §2º da Lei nº 6.766/79: Art. 4º.
Podemos dizer que essas áreas institucionais são terrenos, geralmente, cedidos pelos loteadores à Prefeitura para construção de edificações públicas nos novos bairros. Estas áreas são identificadas e aprovadas pela própria prefeitura no trâmite da aprovação destes loteamentos.
Outra situação que também pode existir é que, posteriormente, o órgão municipal não considere necessário usufruir dessas áreas. E, em alguns casos, é possível encontrar algum lote ou terreno municipal meio "desprezado".
Mas, felizmente, existem estratégias legais para que essas áreas que estavam meio esquecidas possam ser utilizadas por outros órgãos. E nesse, caso, esse direito foi cedido à Associação Doces da Estação por período e outras condições pré determinadas na lei municipal nº 1.313 de 28 de novembro de 2017.
Vale salientar que a Associação possui apenas o direito de usar o terreno. O lote continua sendo da Prefeitura. E o dinheiro para qualquer benfeitoria sai do bolso da Associação.
No início deste ano, a história da Associação cruzou com a da Prisma. Nosso escritório conduziu, de maneira voluntária, o processo de elaboração e aprovação do projeto arquitetônico para o início de um sonho: Construir a nova sede da Associação.
Hoje as meninas precisam se desdobrar para conseguir trabalhar. Apesar de ser um projeto "enxuto", foi proposto uma cozinha espaçosa, com despensa, além de um vestiário. Também foi projetado um depósito adequado para o armazenamento dos produtos de limpeza, atendendo às normas da vigilância sanitária. E para dar o toque final, foi planejada uma lojinha na própria sede, para fazer o comércio acontecer ali mesmo.
A obra, inclusive, já está em andamento! Só que a Associação vem contando severamente com a contribuição dos bons samaritanos. Doações em dinheiro, de materiais de construção, dos projetos. E as meninas, apesar de todos dos os desafios de uma obra, estão conseguindo!
E vale comentar aqui que essa obra só saiu do papel graças à "injeção de ânimo" dada pela Aliança Energia - UHE Funil, que também acredita no propósito do projeto e fez uma importante doação.
Mas obra é caro. A gente da Prisma sabe muito bem disso.
Agora ainda inicia o tradicional "período das chuvas", que não costuma colaborar com a obra de quase ninguém. E por isso, elas irão pausar a obra dentro de alguns dias. E apesar de toda ajuda - das doações, da venda dos docinhos, de almoços beneficentes -, o caixa da associação anda meio apertado.
A proposta de tudo isso, é continuar dando gás nesse projeto e ver a sede pronta e funcionando. Movimentando o comércio municipal e fomentando a cultura do município.
A pausa das obras é inevitável, porém no ano que vem, na hora da retomada, o caixa precisa estar preparado.
Vamos ajudar o projeto!
Compartilhe com que possa ajudar e contribua com o projeto.
Pretendemos captar doações até fevereiro de 2021 para levantar o caixa da Associação.
Você pode fazer sua doação diretamente na conta da Associação.
Banco Sicredi, Agência 3138, Conta 01809-0
CNPJ: 11.349.999/0001-03
Razão Social: Associação de Doces São José da Pedra Negra
Ou através da plataforma Vakinha.
Na cidade procure pela Dona Assueli ou Joseane.
Whatsapp da Dona Assueli -> clique aqui
Whatsapp da Joseane -> clique aqui
A Prisma também oferecerá seu escritório como local para receber algumas doações.
Rua Francisco Luiz Vilas Boas, 16 no centro de Ijaci. Link no Google Maps.
19 de Outubro de 2020.
Stênio Igor Mendonça.
Comentarios